Muita confusão existe sobre o que é o Reino de Deus, mas, não deveria ser assim.
Obviamente que você não conseguirá descobrir tudo sobre o Reino de Deus apenas em um artigo, entretanto, colocarei aqui o máximo de informação possível para que muitas dúvidas sejam esclarecidas.
Primeiramente, antes de explicar o que é o Reino de Deus, precisamos falar sobre o que não é o Reino.
O Reino de Deus não é algo futuro, que virá um dia, como muitas pessoas imaginam.
O Reino de Deus também não é algo que está distante, que você não sabe se um dia conseguirá alcançar. O Reino de Deus não é algo que está em outro lugar, longe de você.
Muitos acreditam nessas coisas, a primeira diz que o Reino é algo futuro, que ainda irá acontecer. A segunda, leva as pessoas a acreditarem que o Reino trata-se de algo distante, que fica em outro lugar, “outro mundo”.
Se você estiver lendo esse artigo com a mentalidade de um religioso, seu estômago vai embrulhar e você provavelmente passará muita raiva. Pois o religioso acredita em alguma daquelas afirmativas acima, ou que o Reino é futuro, ou que Ele é distante.
Não estou aqui para convencer religiosos, mas sim, para esclarecer as dúvidas para aqueles que buscam o Reino de Deus com o coração aberto, coração ensinável.
Assim será. Vamos compreender melhor agora sobre o que é um reino e depois ficará então mais fácil para você entender melhor sobre o Reino de Deus.
O que é um Reino?
Um reino é toda a região por onde um rei exerce o seu reinado, ou seja, toda a região onde aquele rei possui autoridade e poder.
Naquela região, que é o reino, o rei dá ordens e comanda todas as coisas, bem como também precisa cuidar de seus súditos e garantir que eles tenham uma vida próspera. Assim deveria ser em todos os reinos.
Quanto mais próspera é a vida dos súditos de um reino, mais próspero é esse reino, e consequentemente mais poderoso é o rei.
Para nós que vivemos em uma democracia, fica mais complicado entender sobre reinos, pois não possuímos essa experiência de vida. Mas, para compreender o que é o Reino de Deus, você precisa pensar da mesma forma que pensam os súditos de um reino.
Ou ainda, você precisa pensar da mesma forma que pensa um rei.
Em um reino, todas as coisas pertencem ao rei. O rei precisa garantir que os súditos tenham tudo o que é preciso para satisfazerem suas necessidades e serem prósperos, pois assim, próspero também será o reino.
Entretanto, os súditos de um reino não são donos das coisas, e sim o rei é dono de tudo e comanda tudo. Assim sendo, o rei pode dar coisas para quem ele desejar, pois tudo pertence a ele.
Quanto maior a riqueza do rei, mais ele pode compartilhar com seus súditos, bem como quanto mais prósperos forem os súditos, mais poderoso será o rei. E assim por diante.
Quanto maior for o reino, também mais poderoso será o rei e maior será a sua influência. Vamos imaginar que um rei exerça seu reinado em uma determinada região, que obviamente é limitada. Como esse rei fará para expandir o seu reino?
A resposta é bem simples: colonização. Reis expandem seus reinos através das colônias, conquistando novas terras e exercendo também lá o seu reinado. Cada colônia é uma extensão do reino original.
Pense em uma empresa que possui sua sede em um determinado estado, mas, agora ela resolve expandir atuando por todo o país. A empresa, portanto, construirá filiais em outras regiões.
Essa empresa continuará com sua sede original no estado de origem, mas expandirá sua atuação para outras regiões por meio das filiais. Assim, cada filial terá um responsável (alguém que estará no comando), mas, todas as filiais devem se reportar à sede (onde fica o dono, que comanda tudo e todos).
Da mesma forma acontece com um reino. No país original daquele reino está o rei soberano, e em cada colônia também estará um rei, responsável por aquela colônia, mas que deverá se reportar e fazer a vontade do rei soberano.
Todas as colônias são comandadas pelo reino de origem, onde está o rei soberano. Ou seja, cada colônia deverá ser um reflexo do reino original. Assim temos a expansão do reino.
Obviamente que se você observar na história os reinados não funcionaram exatamente dessa forma, mas, isso aconteceu pois não existe algo que os seres humanos façam na Terra na busca de obterem poder, que possa ser perfeito, tal como é o Reino dos Céus.
Vamos entender melhor sobre isso a seguir.
A busca pelo poder e pelo controle
Todos nós seres humanos possuímos em nosso íntimo a necessidade de estarmos no controle das situações. Quando não estamos no controle de algo, ou quando percebemos que perdemos o controle sobre alguma coisa, isso causa um incômodo e um desconforto enorme dentro de nós.
É assim pois o poder e o controle fazem parte da nossa essência, fomos criados para exercer domínio, para governar sobre as coisas. Vejamos:
“Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão” – Gênesis 1:26.
“Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.” – Gênesis 1:28
Repare ali onde diz “domine ele”. Repare também no segundo versículo que mencionei acima, onde Deus fala para “encher e subjugar a terra”. A terra aqui é o planeta Terra, “encher” é sobre expandir. Subjugar é sobre dominar, vencer, possuir, conquistar.
Nós seres humanos fomos criados por Deus para dominar, para governar sobre as coisas. Todos nós carregamos essa essência, de exercer domínio. Não é que agora precisamos sair controlando as pessoas e querendo mandar em tudo e em todos. Não é isso.
Mas, trata-se de entendermos que nossa vida é um reinado, pois fomos criados a imagem e semelhança de um Rei. Sendo assim, em um reinado, é preciso assumir o governo e garantir que tudo esteja prosperando conforme tem que ser.
Pode parecer confuso no primeiro momento, mas, todos nós carregamos a essência de um rei dentro de nós. Somos reis e rainhas. Precisamos, portanto, exercer esse papel. Precisamos aprender a governar sobre as áreas da nossa vida e fazer com que essas áreas frutifiquem.
O que é o Reino de Deus?
Primeiramente vamos deixar claro que “Reino de Deus” e “Reino dos Céus”, na prática, querem dizer a mesma coisa. Você pode compreender como Reino dos Céus o ambiente onde Deus está, nesse exato momento. Onde tudo começou, antes da criação do universo e de todos os planetas, antes da criação da Terra e do homem.
Ainda que você compreenda dessa maneira, isso também é o Reino de Deus, por isso, na prática eles são a mesma coisa.
Deus criou inicialmente o seu Reino celestial, que para nós humanos é invisível. Lá estão todas as criaturas celestiais que Ele também criou, todas as coisas surgiram dEle. Ele é Deus, Ele não foi criado, Ele simplesmente é, tudo que vem depois surgiu dEle.
Assim sendo, o Reino de Deus está sempre em expansão, pois isso mostra quão poderoso é o Rei, nosso Criador. Na busca pela expansão de Seu Reino, Deus quis mostrar para todas as criaturas celestiais quão poderoso Ele é, quão grande é Sua influência e quão maravilhoso é o Seu Reino, então criou a Terra.
A Terra é uma colônia visível do Reino original, que é invisível. Deus quis expandir o seu reino, criando a Terra e pondo nela governantes. Esses governantes precisavam ter a essência de reis, precisavam ter potencial e sabedoria, precisavam de tudo isso para que pudessem então governar. Por isso, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
Carregamos a essência do Pai, do Criador, carregamos parte do Seu potencial, temos acesso à sua sabedoria, temos em nossa essência a sede pelo governo, por dominar sobre as coisas.
Fomos criados reis e rainhas, espelhando o Rei dos Reis aqui na Terra, afinal de contas o propósito da colônia é justamente ser uma extensão do reino original.
Assim, fomos criados para que, através de nós, o Reino de Deus (que é o reino original) fosse representado/espelhado aqui na Terra. Nós somos os representantes do Reino, somos súditos dEle.
Nós somos reis e rainhas, que devemos fazer a vontade do Rei soberano, que é o nosso Pai que está nos céus. Por isso chamamos Deus de “Rei dos Reis”.
Onde, então, que está o Reino de Deus?
O Reino de Deus está em cada um de nós, somos a extensão do Reino de Deus aqui na Terra. Fomos criados para a Terra, não fomos criados para o Reino invisível, no céu.
Mas tudo, todas as coisas, visíveis ou invisíveis, estão dentro do Reino de Deus. Todas as coisas surgiram a partir do Reino de Deus, pois antes de surgirem, tudo estava dentro do próprio Deus.
Agora que estamos aqui, vivendo a experiência humana, somos seres triúnos, de corpo, alma e espírito, reis e rainhas que foram criados à imagem e semelhança do Rei dos Reis, devemos fazer a vontade do Rei soberano. Devemos expandir o Seu Reino.
Esse é o propósito de Deus para as nossas vidas, que possamos contribuir para a expansão do Seu Reino. Lembre-se do exemplo que dei sobre a colônia, que é liderada por outro rei, mas que se submete às ordens do rei soberano.
Assim é com a nossa vida, o Rei nos fornecerá todas as coisas, Ele deseja que vivamos em abundância pois, como você viu anteriormente, quanto mais próspero for os súditos de um reino, mais próspero será o rei. Deus deseja que sejamos prósperos, que possamos ter uma vida abundante em todos os sentidos, por isso Ele fornecerá todos os recursos para que isso aconteça.
Em troca, devemos fazer a Sua vontade. Devemos expandir o Seu Reino. Vejamos:
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” – Mateus 6:33
Poxa, tem como ser mais claro que isso?
Você é um governante, a você foi dado um povo, uma coroa e um governo. Você precisa vestir a coroa, reivindicá-la. Você precisa assumir o governo das coisas e, então, aparecerá o povo. O povo seguirá somente quando reconhecer a coroa na cabeça do líder.
Por isso, não faz o menor sentido você ser apegado às coisas desse mundo. Nada que está nesse mundo é, nem pode ser, seu. Você não é dono de nada, tudo pertence ao Rei.
Você poderá, como súdito, ter acesso a todas as coisas se assim for da vontade do Rei, mas não fique amarrado a elas. Também não esteja amarrado às configurações desse mundo, isso é, fazer as coisas porque “todo mundo faz”, ou porque alguém “disse para você fazer”.
Você não é uma peça em uma linha de montagem, você não foi criado para ser como “todo mundo”, você é um rei, uma rainha. Você precisa assumir o governo de sua vida.
Uma vida abundante espera por você, pois isso é da vontade do Rei dos Reis. Você só precisa buscar o Reino de Deus e a Sua Justiça, e então, fazer a vontade do Criador.
Esse conteúdo aqui só está sendo escrito porque isso era a vontade do Criador. Deus quis que esse conteúdo fosse escrito, eu apenas estou aqui manifestando isso. Estou tornando visível o que, para Deus, já estava realizado.
Você não estaria tendo acesso a esse material se ele não tivesse sido escrito. Se não fosse da vontade do Pai.
É graças ao Pai que todas as coisas acontecem, em prol da expansão do Seu Reino.
Recomendo a você nosso livro Dialogando com um Verdadeiro Cristão, nele esclarecemos muitas dúvidas sobre o que é ser um Verdadeiro Cristão, conhecimento esse que o Pai revelou para mim e para a Patrícia, e nós apenas tornamos visível o que Ele já tinha realizado.
Nesse livro, que você pode adquirir aqui no formato de e-book, nós colocamos questões do dia a dia das pessoas que geram dúvidas e, muitas vezes confundem a cabeça dos cristãos. Ao esclarecer essas dúvidas, esperamos que você entenda o que significa ser um Verdadeiro Cristão e a transformação que isso poderá causar em sua vida.
Se você gostou desse conteúdo e deseja sugerir uma continuação para ele, ou ainda, se você possui alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato comigo por email: oi@gumachado.com.br.
Até a próxima, forte abraço!
Fonte: https://gumachado.com.br/OLD/site/blog/o-que-e-o-reino-de-deus/