O Jovem Rico na Bíblia – Entenda de uma vez por todas essa passagem

O jovem rico na bíblia

jovem rico na bíblia é uma das passagens que mais gera confusão até os dias atuais. 

Uma passagem bíblica que é mal interpretada pode causar um dano imensurável na vida das pessoas, isso porque essas pessoas acabam acreditando em seus “líderes”, os líderes religiosos que elas acompanham.

Veja bem, não estou dizendo que é errado você ir ao templo, acompanhar cultos e demais encontros. Mas, o que eu me esforço para fazer com que as pessoas entendam é que elas precisam, acima de tudo, serem livres.  

Você enquanto cristão deve zelar pela liberdade. Você é livre, pois Deus lhe fez assim. E, isso significa que não devemos depender de líderes religiosos, não devemos depender de templos, não devemos depender de grupinhos.

Quanto mais dependentes ficamos, mais as falácias pregadas por religiosos contaminam nossas mentes. 

A passagem do jovem rico na bíblia é utilizada por religiosos que desejam acabar com a sua liberdade, ou seja, desejam que você seja cada vez mais dependente deles. 

Essa passagem bíblica fala sobre bens materiais, ou seja, riquezas. Por isso, falsos líderes utilizam dessa passagem para impregnar a sua mente com o que eu chamo de “evangelho da pobreza”. 

O evangelho da pobreza é uma arma de manipulação utilizada para fazer com que grupos de pessoas acreditem que devem viver na pobreza. Pior ainda, fazem as pessoas acreditar que ter dinheiro é errado, é pecado.

Isso é uma enganação total. Tudo isso serve apenas para tornar você cada vez mais dependente de um templo, de um grupo, de uma religião, de um falso líder.

Quanto mais você se afunda em alienações como o evangelho da pobreza, mais distante de Deus você fica. E, eu provo isso quando falo sobre o Reino de Deus.

No artigo de hoje quero esclarecer de uma vez por todas qual o ensinamento de Jesus na passagem do jovem rico. Você entenderá definitivamente o que essa passagem quer dizer, ou seja, qual era o propósito de Jesus quando falou para o jovem rico vender os seus bens.

O Jovem Rico na Bíblia

“Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” – Mateus 19:16-24

Quem lê essa passagem, que está no livro de Mateus, capítulo 19 do versículo 16 ao 24, pode interpretar que Jesus estivesse ensinando que ter bens materiais, e/ou, ser rico, é ruim e pecado.

É exatamente essa interpretação que os religiosos fazem e pregam para as pessoas, mas, isso está errado.

Jesus em nenhum momento ensina que ter bens materiais é errado, ou que é ruim (nem que é pecado). Jesus estava ensinando aqui apenas uma única coisa: prioridade.

Eu já escrevi aqui no blog um conteúdo inteiro falando sobre a importância da prioridade, recomendo que você leia os demais conteúdos que eu escrevo aqui para que possa entender melhor sobre Deus, Jesus e sobre como ser um verdadeiro cristão.

Jesus tinha uma pregação que era prioridade, para não dizer a única, que era sobre o Reino de Deus. Quando falamos sobre o Reino de Deus, como o próprio Jesus ensinou, devemos torná-lo prioridade em nossas vidas.

O Reino de Deus sempre deve vir primeiro. Simples assim.

Então quando Jesus estava falando com o jovem rico, logo percebeu que havia algo de errado. O jovem queria a vida eterna e alegava fazer tudo corretamente, ou seja, seguir todos os mandamentos.

Acontece que para você viver no Reino de Deus é preciso fazer do Reino prioridade em sua vida.

Por isso Jesus lançou um teste ao jovem rico, Ele disse “vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus, depois, venha e siga-me”. Nesse exato momento o jovem ficou triste e foi embora. 

É incrível como as pessoas não enxergam o que está acontecendo aqui. Está muito claro que o jovem priorizava os seus bens, priorizava a sua riqueza. Por qual outro motivo ele teria ficado triste e ido embora?

Ora, a vida eterna não importava mais? Acompanhar Jesus já não era mais tão interessante assim? 

A prioridade na vida daquele jovem eram os seus bens materiais, acumular bens. Ser rico foi a vida todo prioridade para aquele jovem. E, uma vez que priorizamos qualquer outra coisa que não seja o Reino, não podemos viver no Reino. Simples.

Portanto, Jesus jamais disse que você não deve ter dinheiro, que você não deve ter riquezas. Jesus não pregava sobre pobreza igual os falsos líderes religiosos fazem. Jesus só pregava sobre o Reino de Deus, deixando bem claro (mais de uma vez na bíblia) que o Reino deve ser prioridade. 

Veja:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” – Mateus 6:33

Jesus diz para buscar o Reino em PRIMEIRO lugar. Tem como ser mais claro que isso?

A passagem do jovem rico e essa passagem em Mateus 6:33 possuem, na prática, o mesmo propósito: ensinar sobre a verdadeira prioridade.

Diria até que elas se completam. 

Se você deseja viver no Reino de Deus então priorize-o, não coloque nada na frente do Reino. 

E vamos além, isso não vale apenas para riquezas. Isso vale para qualquer coisa que hoje você esteja colocando como prioridade em sua vida, que não seja o Reino.

  • Você prioriza o seu trabalho? Então você não poderá entrar no Reino dos Céus.
  • Você prioriza os seus estudos? Então você não poderá entrar no Reino dos Céus.
  • Você prioriza seus relacionamentos? Então você não poderá entrar no Reino dos Céus.

Qualquer coisa que você priorize, que não seja o Reino de Deus e a Sua Justiça já está errado. 

De uma vez por todas eu espero que isso tenha ficado claro para você e, que você não mais acredite nas pregações de pobreza que falsos líderes desejam plantar na sua mente.

Sempre que você ver alguém defendendo pobreza, atentando contra a prosperidade e usando a bíblia como tentativa de se justificar, saiba que essa pessoa não é confiável e você não deveria ouvi-la.

Seja livre, você foi criado imagem e semelhança de um Deus abundante, próspero e livre. Você carrega essa essência.

Recomendo fortemente que você leia esse texto sobre como viver no Reino de Deus, com certeza isso ajudará você a entender mais ainda sobre a busca pelo Reino em primeiro lugar. 

Quando alguém entende sobre o Reino de Deus, fica cada vez mais fácil compreender as demais passagens bíblicas. Bem como, torna-se mais difícil alienar-se. Portanto, busque o Reino de Deus, comece por compreender sobre Esse Reino cada vez mais.

Forte abraço e até a próxima.


https://gumachado.com.br/site/blog/compreendendo-o-reino-de-deus
https://gumachado.com.br/site/blog/como-e-a-vida-depois-de-estar-no-reino-de-deus
https://gumachado.com.br/site/blog/a-expansao-do-reino-de-deus
https://gumachado.com.br/site/blog/como-viver-no-reino-de-deus

Fonte: https://gumachado.com.br/OLD/site/blog/o-jovem-rico-na-biblia—entenda-de-uma-vez-por-todas-essa-passagem/

0 0 votes
O que achou deste conteúdo?
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Recomendado para você:

QUEM SOMOS:

Empreendedores, cristãos, casados, pais do Noah e líderes de valor.

Acreditamos na criação de ambientes de colaboração por meio da filosofia da Liderança Servil, ensinada pelo Mestre Jesus, onde você serve outras pessoas com os seus talentos. 

Ambientes estes, como: o seu lar, o seu trabalho, suas amizades, etc.

Toda pessoa nasceu para liderar (Gênesis 1:26), multiplicando seus talentos e gerando valor para outras pessoas e, formando assim, um ambiente de colaboração.

Este é o único cenário capaz de promover os cinco tipos de liberdades existentes: espiritual, mental, de tempo, geográfica e financeira.

Que você viva o Reino de Deus todos os dias, descubra o Líder de Valor que existe em você e prospere na sua vida pessoal e profissional. É isso que nós lhe desejamos e esperamos que nossos conteúdos e produtos lhe ajudem nessa jornada.

blank

Gustavo e Patrícia